O que significa Alumínio Anodizado

Perfil de Alumínio Anodizado
Perfil de Alumínio Anodizado

Link: http://electrochem.cwru.edu/encycl/

Surge frequentemente uma questão relacionada com as estruturas para os sistemas solares térmicos e fotovoltaicos. O que significa Alumínio Anodizado?

SAS Energia propõe sistemas com estruturas em Alumínio Anodizado, sendo que este material apresenta várias vantagens face ao aço galvanizado ou aço inoxidável. Contudo, a principal vantagem do Alumínio caracteriza-se pelo reduzido peso que a estrutura, no seu global, irá apresentar, implicando assim uma menor carga sobre as estruturas de suporte existentes (telhados ou coberturas). Porém, para garantir uma maior durabilidade de todo o sistema, SAS Energia utiliza estruturas de Alumínio Anodizado, sendo que este acabamento confere melhores características ao Alumínio convencional.

A "anodização" consiste num processo electrolítico. O metal a anodizar é ligado a um pólo eléctrico positivo e mergulhado num banho electrolítico. Neste processo, o metal a anodizar é transformado no ânodo electrolítico, formando-se à sua superfície um óxido que será a película protectora. O pólo negativo é ligado a uma peça de carbono, aço inoxidável ou outro metal não sensível à reacção (cátodo). Este processo de anodização pode ser aplicado a vários metais.

No caso particular do Alumínio, que dará lugar ao Alumínio Anodizado, é utilizado um banho ácido que permitirá criar uma camada porosa de óxido, bastante mais espessa que a película de óxido.

A camada criada na superfície da estrutura de Alumínio estabiliza o processo de oxidação, impedindo que esta se prolongue após o processo de anodização.

Este é um dos processos menos agressivos para o meio ambiente, pois os componentes utilizados não possuem solventes orgânicos nem metais pesados.

Poderá obter mais informações em Electrochemistry Encyclopedia ou através dos nossos contactos.


1 comentário

Comentário de: Ricardo Oliveira [Visitante]
Ricardo Oliveira

C/ poucas palavras falarão tudo PARABEN,S

04/01/14 @ 12:59